Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Conversão X Regeneração

Posted 6/26/2015

  Jesus Cristo diz: "toma sobre si a tua Cruz e segue-Me". O Cristão moderno pergunta: "que Cruz? Jesus Cristo já fez tudo por mim, eu não tenho Cruz, somente creio na Sua Obra." Afinal, onde está a verdade? Será que devemos tomar nossa Cruz e caminhar até o Calvário como Cristo ordenou? Será que devemos bater, buscar e implorar pela Verdade? Será que devemos permanecer na Sua doutrina até encontrar libertação? O que é nossa obrigação, e o que é a "Obra do Senhor". Jesus Cristo diz que devemos ir até Ele. Não apenas "crer" ou ter "Fé" nEle, mas para entrar em Verdadeira União com Ele, ser um com Ele (João 17).  E como isso é feito? Bem, parece que o grande mestre Nicodemos também não sabia quando o Senhor lhe disse que importava nascer de novo. Trata-se de um mistério, uma perola oculta, algo que deve ser esquadrinhado minuciosamente. Algo que a grande maioria nunca encontra. Não porque não podem, mas por que recusam-se a fazê-lo.

 No Antigo Testamento nos é dito que devemos buscar o Senhor de todo nosso coração, mente e forças, no Novo Testamento Jesus Cristo ressalta a Fome e Sede de Justiça. Isso certamente significa que algo deve ser feito. Ele também nos diz que se simplesmente ouvirmos Suas Palavras sem as praticarmos somos tolos.  Ao que nos parece, a verdadeira Fé é traduzida em obediência, pois ninguém iria lutar porfiar por entrar pela Porta Estreita e trilhar o Caminho Apertado a menos que realmente acreditasse que Jesus Cristo é exatamente o que Ele diz que é. Ele também nos arguiu sobre o terrível intento de se ganhar o mundo através de duras horas de labuta e finalmente perder a própria alma. Em contraste, verificamos que um esforço ainda maior deve ser aplicado no intuito de abandonar esse mundo e mergulhar na longa jornada através do misterioso Caminho ensinado por Cristo, sob a incansável Operação do Espírito Santo de Deus para convencer do pecado, da justiça e do juízo.

 Julgamento em termos Bíblicos significa condenação. Será que alguma vez já nos imaginamos a caminho do inferno sem nenhuma chance de escapar? Independentemente de qualquer crença ou religião, apenas conhecimento com absoluta convicção de um destino trágico e inevitável? Se não, ainda poderíamos perguntar por quê? Porque parte da Obra do Espírito Santo é justamente nos convencer disso. Porque somos pecadores da pior espécie e irremediavelmente condenados!

Será que cumprir obedientemente as Ordens de Cristo, poderia ser classificado como pratica de "obras"?  Não existe nenhuma indicação disso na Escritura Sagrada, o que temos sim é a evidencia clara de que qualquer tentativa de "pratica de boas obras", isto é, condutas justas no intuito de obter aprovação de Deus será absolutamente inútil. Se somos criaturas caídas, que proveito terão nesse sentido nossas boas obras? "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Necessário vos é nascer de novo". Nascer de novo nada tem a ver com boas obras ou obras más. Isso não significa que não devamos praticar "boas obras", Deus Ordena que sejamos santos, porem é de suma importância entender que "boas obras" não podem salvar, não podem e nunca poderão!

 A escritura nos diz que devemos buscar a Verdade de todo o coração, com todas as forças do nosso ser. Também nos diz repetidas vezes que poucos irão fazê-lo, pois nas exatas Palavras do próprio Senhor Jesus Cristo, trata-se de uma Porta Estreita que culmina em um Caminho Apertado e se considerarmos o significado disso, não encontraremos nada agradável. Assim, tendo em conta nossas fortes tendências carnais, satanás facilmente dissemina suas “formulas eficazes” no sentido de contorna-los ou elimina-los por completo. Um exemplo claro disso é a utilização das palavras de Paulo: “somos salvos pela graça mediante a fé, e não por obras, para que ninguém se glorie”. Sim, porem sem a Porta Estreita e o Caminho Apertado claramente discernidos e rigorosamente praticados, trata-se de um engano satânico (2Pedro 3:16). Segundo as palavras de Paulo, “a operação do erro” é enviada aos desobedientes (2Tes 2:11). "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" Está bem claro, algo deve ser feito! Essa é a única resposta aceitável ao chamado de Jesus Cristo. Os mestres da atualidade, certamente sob inspiração satânica, confundem conversão com regeneração ou renascimento. Trata-se de um erro gravíssimo. A conversão é apenas o primeiro passo de uma longa jornada rumo à regeneração, evidentemente se houver obediência aos comandos de Jesus Cristo. Conversão não é regeneração! Conversão é algo irradiado em nossa mente carnal. Regeneração é uma operação de Deus quando Deus decide fazê-lo.

 Jesus Cristo terminou Sua grandiosa Obra e Reconciliou Deus com este mundo. Isso é o que a Bíblia nos ensina (2 Coríntios 5:19-20) e é preciso compreendermos claramente o que significa.     O Profeta Amos considera um fato inequívoco e exemplar: “sem acordo mutuo não pode haver convivência pacifica” (Amos 3:3).  Até que ponto concordamos com isso? O Cristianismo dos nossos dias removeu totalmente a necessidade imprescindível de reconciliação do homem para com Deus. É de suma importância observar que Isso não depende do Senhor, depende de cada um de nós. Quando Ele nos diz “toma sobre si a tua Cruz” Ele não está Se referindo à Cruz que O martirizou no Calvário e sim, à nossa própria Cruz. Devemos ser batizados com Ele num mesmo batismo (Mateus 20:23), isto é, Morte de Cruz – “se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, da muito fruto” (João 12:24).

  A desobediência de Adão e Eva nos separou do Criador e desde então, caminhamos sós. Essa é a razão pela qual Jesus Cristo afirma que o fruto é manifesto a partir da morte e que sem ela resta somente a solidão. A misteriosa morte vivenciada por Paulo (Gálatas 2:20) pode ser  perfeitamente caracterizada pelo termo “Caminho Apertado”. Assim, se vivenciarmos a misteriosa experiência do Caminho Apertado, se cairmos por terra em sincera humilhação e arrependimento, verdadeiramente mortos para este mundo produziremos muitos frutos e nunca mais estaremos sós, estaremos em Verdadeira União com Cristo e Ele estará para sempre conosco. No fundo todos nós sabemos que estamos sós, mesmo casados, rodeados de familiares e amigos estamos sós. Nascemos sós e morremos sós. Isso porque a criatura humana foi desastrosamente separada do Pai Celestial na queda de Adão. Essa é a razão da advertência: "no dia em que dela comeres, certamente morrerás." A Obra de Cristo no Calvário tem por objetivo dar fim a essa maldição, libertar definitivamente do mal. Porem é necessário que a criatura responda ao Chamado do Senhor e é exatamente isso que o mundo não pretende. Somente alguns poucos se esforçam por fazê-lo.

A resposta evidentemente está em entrar pela Porta Estreita e trilhar o Caminho Apertado até encontrar Vida. E já que a Vida está no Filho, obviamente, Jesus Cristo está no final do Caminho à espera dos que respondem. Dos que tomam a própria Cruz, um mistério para muitos e loucura para os que perecem. A Porta Estreita e Caminho Apertado são a única forma através da qual a criatura caída poderá reconciliar-se Deus. A Obra concluída de Jesus Cristo  nos da essa oportunidade de fazê-lo. Embora poucos o façam. Reconciliação com Deus é um outro termo para definir o Verdadeiro Arrependimento. Todo aquele que nasce neste mundo estará diante do Criador para ser julgado sob o padrão do Amor de Deus, ou divino Amor Ágape. Ninguém ficará isento, pois não há justo, nem um sequer.  Resta-nos bater, pedir, buscar e permanecer firme na Doutrina do Senhor se realmente pretendemos encontrar a Verdade.

 O Cristão dos tempos modernos faz tudo por amor, menos tomar sua própria cruz e caminhar rumo ao Calvário. Na verdade ele não tem a menor noção do que isso realmente significa.  Ele não observa que mesmo crendo firmemente morrerá em seus pecados se não tomar Cruz. Essa é a Ordem e temos que cumpri-la. Negar-se sob a alegação de que Cristo já o fez simplesmente atesta ignorância a respeito da Reconciliação, do Arrependimento e da verdadeira natureza da Graça e Fé. É verdade que o Espírito Santo nos guia e instrui, mas é preciso que respondamos a Ele, e que permaneçamos nEle. Assim é a obediência exigida por Deus. Alegar que Cristo já o fez absolutamente irá nos livrar da ruína e perdição eternas. A Escritura o expõe insistentemente no Antigo Testamento e o confirma no Novo:

Provérbios 1

20 -A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.

21- Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

22 -Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?

23 -Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

24 -Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,

25 -Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,

26 -Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.

27 -Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.

28 -Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.

29 -Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:

30 -Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.

31 -Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.

32 -Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.

33 -Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. 

Assim, a resposta ao chamado de Deus implica em ação.  A ação é a comprovação da nossa fé e obediência.   Pedir, bater, buscar diligentemente a vitoria. É preciso superar nosso pior inimigo, nosso próprio eu e vencer a batalha contra satanás e suas hordas demoníacas. É preciso trilhar o misterioso Caminho Apertado até o Santo dos Santos do nosso templo corpóreo, a fim de destituir a natureza anticristã ali oculta, a fim de entronar ali o Divino Amor Ágape de Deus e receber das Mãos do senhor Jesus Cristo Seu Manto de Justiça. Sem Ele nada somos! Sim, a obra consumada de Cristo abre o caminho para a Reconciliação com Deus, dois não poderão caminhar juntos se não houver acordo entre eles. Esse é o verdadeiro significado  de Arrependimento, arrepender-se dos nossos amores terrenos, perceber o quão vil eles realmente são e abraçar experiencialmente e por livre escolha o Divino Amor de Deus que é Cristo. Essa é a Verdade claramente registrada em inúmeras Passagens Bíblicas que a grande maioria não consegue ver. Não porque não podem, mas porque se recusam. E por que se recusam? Porque estão em rebelião. Porque são cegos e surdos e não querem ver nem ouvir.

 

Tecnologia UniversoNet.